terça-feira, 29 de março de 2011

A verdadeira história da luta pelo curso de medicina de Imperatriz

INDICAÇÃO N.º 588 / 2008

Senhor Presidente,

Na forma Regimental requeiro a Vossa Excelência que, depois de
ouvida a Mesa seja encaminhado expediente ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, Jackson Kepler Lago, solicitando a implantação do curso de medicina no campus da UEMA em Imperatriz – MA.
Justifica-se tal solicitação, visto que a cidade de Imperatriz, hoje,
possui cerca de 15.000 universitários no município e possui 04 faculdades particular, 01 estadual e 01 federal e nenhuma disponibiliza esse curso.

SALA DAS SESSÕES DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO
ESTADO DO MARANHÃO, em 19 de agosto de 2008. - LÉO CUNHA - Deputado Estadual

NA FORMA DO ART. 146 DO REGIMENTO INTERNO, O SR. PRESIDENTE DETERMINOU O ENCAMINHAMENTO DA
PRESENTE INDICAÇÃO.




A implantação do curso de medicina na cidade de Imperatriz é uma grande conquista para a população da região Tocantina, que após cumprida realizará o sonho de muitos jovens daquela região.



Porém essa conquista começou a ser desenhada no de 2008, quando o deputado estadual Léo Cunha (PSC), pediu pela primeira vez, através de uma indicação (588/2008), enviada ao então governador Jackson Lago (PDT), que implantasse o curso naquele município. A indicação se encontra publicada no diário da Assembléia do dia 28 de agosto daquele ano.



Não sendo atendido, o deputado fez o pedido pessoalmente a Roseana Sarney que prometeu durante a campanha de 2010 lutar para que o curso fosse implantado.



É bom deixar claro que após o pedido feito pelo deputado Léo Cunha, outros vieram, e merecem igual mérito, pois essa é uma luta da bancada de deputados que representam o sul do Maranhão na Assembléia. É devido à persistência desses deputados que tiveram a preocupação de protocolar pedidos nesse sentido e, também que subiram na Tribuna para defender a realização desse sonho, é que hoje ele se torna real.



Podemos comprovar no diário do dia 12 de abril, do ano passado, a preocupação do deputado Manoel Ribeiro (PTB), que vendo que após quase dois anos, o pedido feito por Leo Cunha, ainda não havia sido atendido, e também protocolou indicação (323/2010) solicitando o curso. Naquele mesmo ano houve ainda mais um pedido, dessa vez feito pelo deputado Arnaldo Melo (PMDB), indicação (515/2010) publicada no diário em 15 de julho.



Agora mais recentemente os deputados Valéria Macedo (PDT) e Doutor Pádua (PP) juntaram-se a luta já iniciada pelos outros deputados e também protocolaram indicações pedindo o curso de medicina para Imperatriz.



No inicio da semana passada o Ministério da Educação confirmou, atendendo ao pedido da governadora Roseana Sarney, a implantação do curso. Essa confirmação vem atender aos anseios daquela população, e é fruto do empenho de todos os deputados que solicitaram o pleito, desde 2008 até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário