terça-feira, 26 de abril de 2011

Vereadores propõem audiência com a Coomigasp


Imperatriz – O vereador Francisco das Chagas Alves de Brito, o Chagão do PT, informou à reportagem que recebeu em seu gabinete um grupo de garimpeiros que demonstra descontentamento com a administração da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp). “Eles (garimpeiros) apresentaram diversos documentos, onde devemos analisá-los e tomar uma posição em defesa dessa classe”, conclamou.

Segundo ele, os garimpeiros denunciam a malversação de recursos na Coomigasp, entidade presidida por Gesse Simão. “Houve uma assinatura de compromisso entre a Colossus e a Coomigasp, onde a entidade recebe mensalmente a quantia de R$ 350 mil reais”, denuncia.

Chagão do PT diz ainda que a Cooperativa recebe somente de arrecadação R$ 1,8 milhão de reais dos garimpeiros. “Essas denuncias são consideradas gravíssimas, pois essas contas estão documentadas e serão analisadas”, disse.

Em Imperatriz, relata o vereador, a entidade dispõe de 60% dos associados da Coomigasp,(fazem parte desse percentual, garimpeiros aqui de São Francisco do Brejão) onde defendeu a realização de uma audiência pública com a participação da diretoria da Coomigasp. “Temos que esclarecer à sociedade o que de fato está acontecendo na Coomigasp”, propõe.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Imperatriz, Alberto Sousa (PP), defendeu também que sejam convocados os diretores da Coomigasp e da Colossus para que os fatos sejam esclarecidos à comunidade garimpeira. “Qual garimpeiro de Imperatriz foi beneficiado pela Coomigasp até agora?”, questionou.

Alberto Sousa diz que o objetivo da audiência pública será para esclarecer o que realmente existe de obscuro na “caixa preta” da Coomigasp, pois o volume de recursos gerenciado é muito alto, mas falta uma prestação de contas a categoria dos garimpeiros. “Imperatriz tem um percentual muito grande de garimpeiros que há décadas debate esse assunto, pois o que estamos vendo é que estão brincando com o sonho das pessoas”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário