sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Ações de Ações de saúde no MA são discutidas na I Oficina de Planejamen​to Regional da SES

 
O planejamento regional das ações de saúde no Estado do Maranhão foi discutido, nos dias 26 e 27 passados, por prefeitos e secretários de saúde dos 217 municípios maranhenses, reunidos na I Oficina de Planejamento Regional do Sistema Estadual de Saúde, na Fábrica de Recepções. O evento foi aberto pelo secretário de Estado de Saúde (SES), Ricardo Murad, com a presença do coordenador geral de Planejamento e Programações das Ações de Saúde do Ministério da Saúde (MS), Marcos Elizeu Marinho; do presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, Doutor Pádua; do secretário de Saúde de São Luís, Gutemberg Araújo; e do subsecretário de Estado de Saúde José Márcio Leite.

Ricardo Murad explicou que o encontro é o primeiro de uma série que irá acontecer até o final deste ano para que os municípios tenham condições de informar a capacidade que cada região tem de realizar os serviços de saúde. O objetivo é organizar a nova Programação Pactuada e Integrada (PPI) até o final deste ano. “A nossa última PPI é de 2004 e está totalmente defasada. Precisamos, neste momento, centrar nossos trabalhos em dados reais para que a população tenha um atendimento digno dentro da sua região”, declarou ele.

A PPI é um processo instituído no âmbito do SUS, onde em consonância com o processo de planejamento são definidas e quantificadas as ações de saúde para a população residente em cada território, bem como efetuados os pactos intergestores para garantia de aceso da população aos serviços de saúde.      

O gestor estadual de saúde lembrou que para chegar a este momento muitos avanços foram conquistados na saúde do Maranhão. Em reuniões, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) aprovou o perfil mínimo assistencial de cada município, das regiões e macrorregiões, além da criação das comissões regionais de saúde. “Agora é a hora da verdade. Vamos pactuar os serviços que podem ser oferecidos nas regiões e macrorregiões para que os municípios passem a receber os recursos de acordo com os atendimentos prestados à população”, assegurou Ricardo Murad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário