quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

NOTA TÉCNICA Nº 03/2011 SECD/SES/MA

O Maranhão registrouno ano de 2010 conforme nota técnica divulgada em novembro 2011, 160 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com internação hospitalar e coleta de material biológico para a realização do exame laboratorial, sendo 34 casos confirmados para influenza A H1N1, 72 descartados para linhagem suína e 56 casos aguardam resultado de exame laboratorial.

Após a fase pós-pandêmica, em agosto de 2010, que foi definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus da influenza pandêmica (H1N1) 2009 continuou a circular no mundo, com diferente intensidade, em vários países, e passou a ser considerado como mais um vírus de circulação sazonal.

No ano 2011, o Maranhão registrou, até o momento, 10 casos suspeitos para Influenza A H1N1, que foram descartados.

Informe sobre a situação do município de Pedra Branca – Ceará

Sobre o surto que esta ocorrendo no município de Pedra Branca no estado do Ceará, o Ministério da Saúde informou em Nota Técnica Nº 62/2011 – CGDT/DEVIT/SVS, através do CIEVS-Nacional - Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, em 29 de novembro de 2011, que:

"Até o momento, há suspeita de 180 casos de síndrome gripal que apresentaram febre, tosse, dor de garganta e mialgia como principais sinais e sintomas. Foram coletadas 18 amostras de secreção respiratória, que, após serem analisadas pelo Laboratório de Referência de Saúde Pública do Ceará (Lacen-CE), evidenciou-se

a existência de 11 amostras positivas para H1N1 e 7 negativas. Todas essas amostras e as demais amostras que venham a ser coletadas serão testadas no Lacen-CE e confirmadas pelo Laboratório de Referência Nacional – Instituto Evandro Chagas.

Quanto às características dos casos, pela descrição preliminar, todos se classificam como casos de Síndrome Gripal, portanto, sem gravidade. Há o relato da existência de um único caso em uma criança de 25 dias, que está internada e entubada; porém, a suspeita médica é de pneumonia e sepse. Este caso, mesmo sem características típicas, teve amostra coletada, devendo o resultado sair até amanhã (29/11/2011).

O Ministério da Saúde está em contato com o estado do Ceará e com o município de Pedra Branca, dando orientações e suporte técnico."

A secretaria de Estado da Saúde do Maranhão informa às Unidades Regionais de saúde e seus municípios que é necessário que as informações sobre a identificação de sinais e sintomas, assim como as medidas de prevenção da influenza por H1N1 e demais tipos de influenza, devem ser mantidas e amplamente divulgadas pelas instituições e profissionais de saúde para a sua população, além de informar que não há indicação de vacinação específica para controle em casos de surto desta natureza, visto que a imunidade somente se estabelece tardiamente.

Além do que é importante Informar e preparar a rede de serviços de saúde para identificação precoce dos casos e a realização de tratamento precoce com Oseltamivir para os casos que tenham indicação, de acordo com a   
nota técnica estadual N°02/2011 - SECD/SES/MA Protocolo de Tratamento de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e fluxo de distribuição do Oseltamivir 2011, distribuída a partir de 12 de setembro de 2011.

Nos casos com suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG, internados, deverá ser realizada notificação imediata e informado ao CIEVS/SES/MA. Quando houver necessidade de internação, deverá ser realizada coleta de material para a pesquisa de H1N1 por RT-PCR, antes do inicio do tratamento. Todos os municípios já estão habilitados para a realização deste processo, desde 2010, sendo os mesmos responsáveis pelo encaminhamento das amostras para o Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN/SES/MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário