quinta-feira, 30 de junho de 2011

Publicado Edital do Concurso Público de São Francisco do Brejão

     Foi publicado nesta quarta-feira, 29 de junho o Edital n°. 01/2011 que convoca o CONCURSO PUBLICO de São Francisco do Brejão para o ano de 2011.
     O concurso oferece um total de 109 vagas distribuídos em níveis médios, técnicos e superiores. Para acessar o edital clique no link:  http://www.agrobase.com.br/concursos/2011/concurso-sao-francisco-brejao-edital-2011/ e tire suas dúvidas.
     As inscrições estarão abertas a partir do dia 04 de julho com encerramento em 24 de julho e poderão ser feitas via internet através do site: http://www.fundelta.com.br/ ou na sede da Prefeitura Municipal situada à Av. Padre Cícero, 172 - Centro.
    Em breve voltaremos com mais informações sobre o concurso 2011 da Prefeitura Municipal.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Deputado Léo Cunha reúne-se com ambientalistas na AL

 

       O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Léo Cunha (PSC) reuniu-se na manhã desta terça-feira (28) com membros da ONG ambientalista GT (Grupo de Trabalho de Recursos Ambientais e Qualidade Ambiental) e da Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Durante a reunião, foi discutido a demanda das conferências de meio ambiente do Maranhão e a elaboração da Agenda Ambiental do Estado.

     Mas, a principal reivindicação dos ambientalistas foi com relação à preservação do Sítio Rangedor. Eles pediram o apoio do Legislativo para impedir que a Prefeitura de São Luís construa no local, o Hospital Socorrão 3.

     Segundo integrantes do grupo, existe um laudo do Ibama que define a área onde a prefeitura quer construir o hospital, como uma APP (Área de Preservação Permanente), sendo, portanto, proibido o desmatamento. Estudos também comprovam que a área não pode ser desmatada.

     O Rio Calhau está situado dentro dessa área e é considerado um manancial e com a construção do hospital toda a diversidade de fauna e flora simplesmente acabaria. Nós estamos procurando outros ambientalistas para fortalecer esse grupo para não deixar acabar essa reserva que é uma Área de Preservação Permanente. Onde o prefeito quer construir um socorrão de urgência, é uma floresta, e estamos aqui para pedir o apoio da Assembleia para que tome alguma providencia para que aquela reserva não seja derrubada,” disse Rita Fiquene, ambientalista e guardiã do Sítio Rangedor.

     Eliane Alradef, chefe do Departamento de Educação Ambiental da Sema, destacou a importância das manifestações das comunidades e dos órgãos de proteção ambiental. “É importante que as comunidades e os demais órgãos ambientais façam suas manifestações contra a construção do hospital no Síto Rangedor, como forma de pressão”.

     Para o deputado Léo Cunha (PSC), a construção de um hospital de urgência dentro de uma reserva ambiental, é delicada. “Existe a necessidade de desenvolver, de melhorar o sistema de saúde da capital, mas a construção de um hospital nessa área realmente traz um grande prejuízo e um desequilíbrio para o meio ambiente”.

     O deputado destacou a importância do tema discutido e avaliou a reunião como positiva. Ele disse ainda que a comissão pretende se reunir para discutir o assunto pelo menos uma vez por mês, na sala das comissões.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

"ARRAIÁ DO POVO FESTEIRO", conta com a presença de Léo Cunha.

         "Neste sábado-25/06, o Dep. Léo Cunha (PSC) esteve presente no "ARRAIÁ DO POVO FESTEIRO", evento patrocinado pelo Governo do Estado, Prefeitura de Imperatriz e que contou com uma verba do Deputado Léo Cunha. O arraiá que teve inicio na sexta-feira, termina neste domingo.Durante o evento o parlamentar imperatrizense em nome da Coordenação entregou ao representante da quadrilha "ZÉ COMEU" uma lembrança péla participação. Além das quadrilhas que concorreram a prêmios, houve também apresentação do boi bumba do Conjunto Nova Vitória e da Banda de Forró Universitário "FAROL DE MILHA" .
       - O São João é uma tradição no nordeste , e em Imperatriz não é diferente, portanto, é  sempre bom incentivar a cultura de nosso povo" .Frisou o Dep. Léo Cunha.

Eleições 2012 - Fim de mais uma enquete.

Chegamos ao fim de mais uma enquete postada em nosso Blog. Esperamos ter ajudado na tomada de decisão dos pretensos candidatos a vereadores que representarão além da população em geral, os profissionais que trabalham na Secretaria de Saúde.
Foram colocados seis nomes para apreciação de nossos visitantes e obtivemos muitas visitas e uma boa votação. Chegamos ao seguinte resultado:

1° ....... Pedro Eduardo (ex- Conselheiro Tutelar)....................64 votos................46,05%
2° ....... Antonio da PJ ........................................................... 59 votos................42,45%
3° ........ Lúcia do Chico Pernambuco...................................... 13 votos................ 9,36%
4° .........Ismael Cruz (Fiscal Sanitário) .................................. 02 votos.................. 1,44%
5° ........ Zilaidi (Didi do Seu Santos)........................................01 voto...................0,70%
6° ...... Nivaldo ACS ....................................................................................Não Pontuou
Agradecemos a todos que participaram conosco de mais essa enquete e em breve postaremos outras, contando mais uma vez com sua participação.
Até breve!
Boa sorte a todos os pretensos candidatos para as Eleições 2012.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

“O desenvolvimento do estado deve vir acompanhado da preservação do meio ambiente”, diz Léo Cunha

A importância em equilibrar o desenvolvimento econômico do Estado com preservação do meio ambiente foi o principal assunto destacado, na tarde de ontem (21), pelo deputado Léo Cunha (PSC), presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembléia, durante sua participação ao programa “Balança Capital”, da rádio Capital AM.
Durante o programa com duração uma hora e meia, o parlamentar respondeu aos questionamentos feitos pelo apresentador Sergio Murilo e a perguntas feitas pelos ouvintes. Além da questão ambiental, ele destacou também os principais problemas enfrentados pela cidade de Imperatriz, e falou da necessidade da criação do Maranhão do Sul. .
Léo Cunha defendeu que todos os investimentos trazidos para o estado, estabeleçam um equilíbrio entre suas ações e a preservação do meio ambiente: “sou a favor da implantação de grandes empreendimentos, mas não podemos esquecer que precisamos cuidar no nosso meio ambiente, para dar condições de sobrevivência ás gerações futuras,” enfatizou.
Sobre o assunto, o deputado destacou o problema enfrentado atualmente pelo Maranhão, onde segundo pesquisa realizada pela ABRELPE, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, apenas 31,2°/° de todo lixo que produzido no estado, têm destinação adequada, ou seja, tratamento correto em aterros sanitários.
O deputado enfatizou que grande parte desse lixo é produzida pela construção civil e que se houvessem condições adequadas seria facilmente reaproveitado: “esses resíduos seriam reutilizados em 100°/°, um grande desperdício,” lamentou. 
IMPERATRIZ
Ele chamou a atenção da situação da cidade de Imperatriz, onde além do lixo doméstico, o lixão da cidade, também recebe o lixo hospitalar, “essa situação coloca a saúde das pessoas que ali trabalham catando lixo, em risco de contaminação de várias doenças,” disse.
Segundo o deputado já existe um incinerador em funcionamento na cidade, mas que a prefeitura de Imperatriz ainda não utiliza o serviço, para incinerar o lixo do hospital municipal.
Falando ainda da questão ambiental, Léo Cunha informou apenas 5°/° das residências de Imperatriz possuem esgoto ligado à rede. A fim de solucionar o problema, ele destacou que a assembléia já encaminhou uma indicação de sua autoria, solicitando que a rede de esgoto da cidade seja reformada e ampliada.
MARANHÃO DO SUL
Questionado sobre a criação do estado do Maranhão do Sul, o deputado manifestou seu apoio e disse acreditar na viabilidade da emancipação: “creio que é viável, e acho muito importante para o crescimento da região sul do estado. Esse é um sonho de todos nós , é preciso que tenhamos essa oportunidade de caminhar com nossas próprias pernas,” finalizou.
Léo Cunha explicou que a cidade de Imperatriz, a exemplo da região tocantina, têm tido um crescimento acelerado nos últimos anos, e que isso têm gerado muitos problemas estruturais ao município: “nossa cidade atravessa hoje vários problemas. Não temos estrutura suficiente para receber os vários empreendimentos que estão chegando à região. Por isso creio que com a separação poderemos alcançar o desenvolvimento necessário,” explicou.
Ele citou como exemplo da falta de estrutura do município, a atual situação do corpo de bombeiros da cidade, que há 25 anos quando foi instalado, deveria conta com um efetivo de pelo menos 400 homens, mas conta com apenas 64, e ainda deve atender praticamente a todas as cidades da região tocantina.
Na expectativa de oferecer melhores condições de trabalho ao corpo de bombeiros, o parlamentar já solicitou, ao governo do estado, que viabilize a ampliação do quartel e a compra de uma plataforma de combate a incêndio.
“Essas são algumas ações que nós tomamos para que nossa cidade tenha uma estrutura melhor para oferecer, mas sabemos que ainda não é o suficiente, por isso, enfatizo mais uma vez que, apoio a criação do novo estado, porque entendo que isso nos dará melhores condições de crescimento,” concluiu o deputado.

Corpus Christi

A missa será nesta quinta-feira 23 de junho (Dia de Corpus Christi) às 19:00 hs na Quadra da Paróquia São Francisco.
Participe!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Municípios aprovam novo modelo de Assistência a Saúde para o Maranhão


Centenas de prefeitos e secretários municipais de Saúde, reunidos em seminário promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), aprovaram nesta quinta-feira (16), um novo modelo de assistência à saúde no Maranhão. O encontro, presidido pelo secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, e pelos presidentes da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Júnior Marreca, e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Iolete Arruda, reuniu representantes de todos os 217 municípios maranhenses.
"Este é um momento histórico para a saúde do Maranhão. Em parceria com a Famem e o COSEMS, construímos uma proposta consensual de regionalização da saúde, discutida e aprovada por todos os municípios. É um avanço significativo, que mostra a maturidade dos prefeitos e secretários municipais", ressaltou Ricardo Murad.
Lembrando que a regionalização, com a consequente descentralização dos serviços de saúde, é uma importante etapa do Programa Saúde é Vida, Ricardo Murad disse que o objetivo agora é implantar um novo modelo de gestão que garanta maior resolubilidade, eficácia e eficiência aos serviços de saúde do Maranhão. "Criamos as condições para que possamos garantir à população a atenção integral e de qualidade prevista no Sistema Único de Saúde", acrescentou o secretário.
A regionalização da saúde aprovada no encontro prevê a implantação de 19 regiões e oito macrorregiões - São Luís, Imperatriz e Caxias, e outras cinco que serão criadas e aprovadas posteriormente pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A proposta levou em consideração critérios como vias de acesso, resolubilidade e qualidade dos serviços de saúde.
O novo modelo de saúde aprovado passa pelo fortalecimento da atenção primária e a descentralização dos atendimentos de média complexidade, com a criação de um fluxo de referência. "Os procedimentos mais complexos serão realizados nas regiões próximas dos municípios, evitando deslocamentos exaustivos e os agravamentos a que hoje são submetidos os pacientes", enfatizou Ricardo Murad.
O fortalecimento da atenção primária foi um dos assuntos aprovados na reunião da CIB, a partir de um perfil mínimo de atendimento de saúde que será cumprido pelos 217 municípios. Todos os municípios assumiram o compromisso de oferecer programas de hiperdia; hanseníase/tuberculose; imunização; prevenção do câncer do colo de útero e mama; controle de doenças transmissíveis e vigilância em saúde. Na rede de urgência e emergência terão que manter em funcionamento Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas, nebulização, leitos de obstetrícia clínica; sala de procedimentos; consultórios médicos e sala de classificação de risco. Na rede materno infantil serão oferecidas consultas e exames de pré-natal e um centro de parto normal. Na atenção secundária os municípios vão oferecer internação hospitalar clínica e obstetrícia clínica; observação em clínica cirúrgica (somente em unidades habilitadas) e procedimentos ambulatoriais: exames ambulatoriais, Raio X, ultrasson, e eletrocardiograma.

Deputado federal Luciano Moreira morre aos 58 anos

O deputado federal Luciano Fernandes Moreira (PMDB), de 58 anos, morreu na noite de quinta-feira (16), em um acidente de carro na BR-402, na cidade de Morros, no Maranhão. A governadora do estado Roseana Sarney decretou luto oficial no estado de três dias.

Em nota no site do governo do Maranhão, Roseane “lamenta a morte do amigo, deputado federal e correligionário”.

Segundo o governo, Luciano Moreira foi secretário de Administração nas suas duas primeiras gestões de Roseana, retornando ao cargo em 2009, quando ela reassumiu o governo.
Moreira é natural do Ceará e também foi titular, no Maranhão, pelas secretarias de Estado do Planejamento, Ciência e Tecnologia; Recursos Humanos e Previdência, e Assuntos Estratégicos, além de ter ocupado outros cargos no governo estadual.
Ele deixou o governo do Maranhão em março de 2010 para se candidatar a deputado federal.
Acidente
O deputado estava em uma caminhonete com o motorista, a esposa do motorista, uma secretária e um assessor quando o acidente ocorreu. Eles voltavam de um evento de procuradores do estado na cidade de Barreirinhas.
Segundo informações preliminares, o veículo capotou após o motorista desviar de um animal que atravessava a pista. O parlamentar chegou a ser socorrido, mas morreu. Os demais ocupantes estão fora de perigo.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Eleições 2012 - Enquete para Vereador representando a área da Saúde

Caro Leitor, estamos abrindo hoje mais uma pesquisa de opnião pública para as "Eleições 2012". Dessa vez estamos colando para sua apreciação seis nomes de servidores da Saúde que são pretensos candidatos a vereador em 2012. Você poderá votar até o dia 25 de junho, data em que estará encerrada a votação. Assim como nas demais pesquisas já realizadas por nós, seu voto é secreto. Caso você queira deixar algum comentário ou citar algum outro nome que você gostaria que fosse candidato da área da Saúde na próxima Eleição, deixe um comentário nessa matéria. Você não precisa se identificar.
Os nomes que estão em apreciação são:
* Antonio da PJ
* Ismael Cruz
* Lucia do Chico Pernambuco
* Nivaldo - Agente Comunitário de Saúde
* Pedro Eduardo - Ex- Conselheiro Tutelar
* Zilaidi (Didi da Saúde - Filha do Sr. Santos)

Essa pesquisa não tem nenhum valor jurídico, serve apenas para que os pretensos candidatos saibam como está a opnião pública a respeito de seus nomes.
Mais uma vez, Você Caro Leitor, poderá ajudar na tomada de decisão dos pretensos candidatos para a próxima Eleição.

Participe! Seu voto é muito importante.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

IX Festa do Vaqueiro de São Francisco do Brejão




A IX Festa do Vaqueiro de São Francisco do Brejão aconteceu nesse último final de semana (10, 11 e 12 de junho de 2011). O maior evento festivo de São Francisco do Brejão, contou como nos demais anos com um grande público que participou de mais uma grande Vaquejada. A cidade esteve movimentada com muitos visitantes vindos de cidades e estados visinhos.
O início da Vaquejada foi dia 10, sexta-feira mas, na noite de quinta-feira já havia grande movimentação na cidade e no Parque de Vaquejada Raimundo Alves de Oliveira. A festa contou com a cobertura reforçada da Polícia Militar  inclusive da Cavalaria, sendo uma festa sem muitas ocorrências.

Estamos postando alguns vídeos da Festa e da Cavalgada para que você, Caro Leitor, que talvez não pode acompanhar essa Festa possa curtir um pouco.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Projeto de Léo Cunha prestará homenagem ao ex-governador Fiquene


 
Foi aprovado em primeiro turno na sessão de hoje, 07, da Assembléia Legislativa, o projeto de autoria do deputado Léo Cunha (PSC), que denomina de Unidade de Pronto Atendimento Governador Ribamar Fiquene, a UPA recém construída na Avenida Bernardo Sayão, na cidade de Imperatriz.
Com o projeto o deputado presta homenagem ao ex-governador Fiquene , que segundo ele, foi uma personalidade muito marcante na vida política do Estado e, especialmente, da cidade de Imperatriz, já que ali iniciou sua vida pública como prefeito do município.
Além de ter sido chefe do executivo estadual e prefeito, Fiquene , também foi senador do Maranhão por três vezes, membro da Academia Imperatrizense de Letras e juiz de direito. É importante destacar ainda que a letra e a música do hino da Cidade de Imperatriz são de sua autoria.
Ao falar sobre as justificativas do projeto, Léo Cunha disse que “trata-se de uma justa homenagem a um homem que se destacou na causa pública e que, portanto merece ter um marco para a lembrança de sua história.”
O projeto segue agora a votação em segundo turno, o que deverá ocorrer na próxima semana, e após aprovado, será encaminhado pela AL à apreciação da governadora Roseana Sarney (PMDB).

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Léo Cunha pede melhorias para a área de infra-estrutura de Sítio Novo


A assembléia Legislativa encaminhou para a apreciação do Poder Executivo três indicações do deputado Léo Cunha (PSC), solicitando obras para o município de Sítio Novo, há 660 km de São Luis.
Os pedidos feitos pelo parlamentar contemplam melhorias na infra-estrutura no município. Entre as obras está o calçamento das ruas da sede município. Sobre esse pedido, Léo Cunha justificou que, atualmente, a situação dessas vias é deplorável, e portando de difícil acesso, por causa da chuva e do trafego constante de veículos.
Ainda na área de infra-estrutura o deputado solicitou que fosse encaminhado, tanto á governadora Roseana Sarney (PMDB), como também ao secretário Marx Barros (Infra-estrutura), ofícios pedindo que fosse realizada, em caráter de urgência, a recuperação da estrada vicinal que serve de ligação entre os povoados de Minador a Novo Acordo, ambos pertencentes a Sítio Novo.
Para o assentamento de Patis, na zona rural do município, o parlamentar indicou obra de implantação de sistema simplificado de abastecimento d’água. Ele ressaltou que a comunidade não dispõe do sistema e por isso é obrigada a utilizar diariamente água de rios, açudes e lagos, expondo-se em risco de contaminação, por não haver um tratamento adequado da água que é utilizada.
As três indicações já foram encaminhadas ao governo estadual, conforme publicação no diário oficial da Assembléia, do dia 26 de maio. E aguardam parecer para que sejam executadas e levem as melhorias, solicitadas pelo deputado, para aquele município.