segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Não Perca Nesta Quinta-feira...

É nesta quinta-feira dia 08 de dezembro, na Boate Arrochadim em São Francisco do Brejão...

Boate Arrochadim - A casa das grandes multidões.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

NOTA TÉCNICA Nº 03/2011 SECD/SES/MA

O Maranhão registrouno ano de 2010 conforme nota técnica divulgada em novembro 2011, 160 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com internação hospitalar e coleta de material biológico para a realização do exame laboratorial, sendo 34 casos confirmados para influenza A H1N1, 72 descartados para linhagem suína e 56 casos aguardam resultado de exame laboratorial.

Após a fase pós-pandêmica, em agosto de 2010, que foi definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus da influenza pandêmica (H1N1) 2009 continuou a circular no mundo, com diferente intensidade, em vários países, e passou a ser considerado como mais um vírus de circulação sazonal.

No ano 2011, o Maranhão registrou, até o momento, 10 casos suspeitos para Influenza A H1N1, que foram descartados.

Informe sobre a situação do município de Pedra Branca – Ceará

Sobre o surto que esta ocorrendo no município de Pedra Branca no estado do Ceará, o Ministério da Saúde informou em Nota Técnica Nº 62/2011 – CGDT/DEVIT/SVS, através do CIEVS-Nacional - Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, em 29 de novembro de 2011, que:

"Até o momento, há suspeita de 180 casos de síndrome gripal que apresentaram febre, tosse, dor de garganta e mialgia como principais sinais e sintomas. Foram coletadas 18 amostras de secreção respiratória, que, após serem analisadas pelo Laboratório de Referência de Saúde Pública do Ceará (Lacen-CE), evidenciou-se

a existência de 11 amostras positivas para H1N1 e 7 negativas. Todas essas amostras e as demais amostras que venham a ser coletadas serão testadas no Lacen-CE e confirmadas pelo Laboratório de Referência Nacional – Instituto Evandro Chagas.

Quanto às características dos casos, pela descrição preliminar, todos se classificam como casos de Síndrome Gripal, portanto, sem gravidade. Há o relato da existência de um único caso em uma criança de 25 dias, que está internada e entubada; porém, a suspeita médica é de pneumonia e sepse. Este caso, mesmo sem características típicas, teve amostra coletada, devendo o resultado sair até amanhã (29/11/2011).

O Ministério da Saúde está em contato com o estado do Ceará e com o município de Pedra Branca, dando orientações e suporte técnico."

A secretaria de Estado da Saúde do Maranhão informa às Unidades Regionais de saúde e seus municípios que é necessário que as informações sobre a identificação de sinais e sintomas, assim como as medidas de prevenção da influenza por H1N1 e demais tipos de influenza, devem ser mantidas e amplamente divulgadas pelas instituições e profissionais de saúde para a sua população, além de informar que não há indicação de vacinação específica para controle em casos de surto desta natureza, visto que a imunidade somente se estabelece tardiamente.

Além do que é importante Informar e preparar a rede de serviços de saúde para identificação precoce dos casos e a realização de tratamento precoce com Oseltamivir para os casos que tenham indicação, de acordo com a   
nota técnica estadual N°02/2011 - SECD/SES/MA Protocolo de Tratamento de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e fluxo de distribuição do Oseltamivir 2011, distribuída a partir de 12 de setembro de 2011.

Nos casos com suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG, internados, deverá ser realizada notificação imediata e informado ao CIEVS/SES/MA. Quando houver necessidade de internação, deverá ser realizada coleta de material para a pesquisa de H1N1 por RT-PCR, antes do inicio do tratamento. Todos os municípios já estão habilitados para a realização deste processo, desde 2010, sendo os mesmos responsáveis pelo encaminhamento das amostras para o Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN/SES/MA.

Cai gestor da saúde do estado na regional de Açailândia

O Diário Oficial do Estado traz a demissão do ex-gestor Adriano Rocha que ficou no cargo por cerca de dois anos, para a gestão foi indicado o também Adriano Andrade Silva enfermeiro que ultimamente trabalhava no hospital Jerusalém
A GOVERNADORA DO ESTADO DO MARANHÃO, no uso de suas atribuições legais,
RESOLVE:


Exonerar ADRIANO SOUZA DA ROCHA do cargo em comissão de Gestor da Unidade de Saúde da Região de Açailândia, Símbolo DGA, da Secretaria de Estado da Saúde.
PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO,
EM SÃO LUÍS, 16 DE NOVEMBRO DE 2011, 190º DA INDEPENDÊNCIA E 123º DA REPÚBLICA.

ROSEANA SARNEY
Governadora do Estado do Maranhão
LUIS FERNANDO MOURA DA SILVA
Secretário-Chefe da Casa Civil
RICARDO JORGE MURAD
Secretário de Estado da Saúde


Adriano, neste dois anos de trabalho à frente da URS de Açailândia, conseguiu desempenhar um bom trabalho conquitando assim o respeito e apoio de todos os Secretários de Saúde da Regional de Açailândia.