sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Ações de Ações de saúde no MA são discutidas na I Oficina de Planejamen​to Regional da SES

 
O planejamento regional das ações de saúde no Estado do Maranhão foi discutido, nos dias 26 e 27 passados, por prefeitos e secretários de saúde dos 217 municípios maranhenses, reunidos na I Oficina de Planejamento Regional do Sistema Estadual de Saúde, na Fábrica de Recepções. O evento foi aberto pelo secretário de Estado de Saúde (SES), Ricardo Murad, com a presença do coordenador geral de Planejamento e Programações das Ações de Saúde do Ministério da Saúde (MS), Marcos Elizeu Marinho; do presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, Doutor Pádua; do secretário de Saúde de São Luís, Gutemberg Araújo; e do subsecretário de Estado de Saúde José Márcio Leite.

Ricardo Murad explicou que o encontro é o primeiro de uma série que irá acontecer até o final deste ano para que os municípios tenham condições de informar a capacidade que cada região tem de realizar os serviços de saúde. O objetivo é organizar a nova Programação Pactuada e Integrada (PPI) até o final deste ano. “A nossa última PPI é de 2004 e está totalmente defasada. Precisamos, neste momento, centrar nossos trabalhos em dados reais para que a população tenha um atendimento digno dentro da sua região”, declarou ele.

A PPI é um processo instituído no âmbito do SUS, onde em consonância com o processo de planejamento são definidas e quantificadas as ações de saúde para a população residente em cada território, bem como efetuados os pactos intergestores para garantia de aceso da população aos serviços de saúde.      

O gestor estadual de saúde lembrou que para chegar a este momento muitos avanços foram conquistados na saúde do Maranhão. Em reuniões, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) aprovou o perfil mínimo assistencial de cada município, das regiões e macrorregiões, além da criação das comissões regionais de saúde. “Agora é a hora da verdade. Vamos pactuar os serviços que podem ser oferecidos nas regiões e macrorregiões para que os municípios passem a receber os recursos de acordo com os atendimentos prestados à população”, assegurou Ricardo Murad.

Lançada segunda etapa do Programa Luz para Todos

Termo de Compromisso vai beneficiar 22 mil novas ligações em todo o Maranhão.

imirante.com
A governadora Roseana Sarney (PMDB) e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, assinaram, nesta quinta-feira (27), Termo de Compromisso para a realização da 2ª etapa do Programa Luz para Todos no Maranhão até 2014. A solenidade, realizada no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, marcou, também, as comemorações das 300 mil ligações do programa no Maranhão.

“O programa é uma iniciativa que transformou a realidade nos lugares mais remotos do Maranhão, pois a luz garante desenvolvimento e mais qualidade de vida. Temos muita satisfação de fazer parte dessa ação e saber que, hoje, 97% das famílias maranhenses são beneficiadas com energia elétrica”, declarou Roseana Sarney.

A governadora afirmou que a assinatura do Termo de Compromisso é a garantia de 22 mil novas ligações, mas a meta é atender 40 mil unidades até 2013. “E o governo estadual faz a sua parte também por meio do Viva Luz, garantindo que essas famílias não paguem a conta de luz”, destacou.

Na solenidade, o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Wilson Grüdtner, fez um balanço do Programa Luz para Todos no país. Já são mais de 2,8 milhões de famílias com acesso gratuito à energia elétrica, beneficiando mais de 14,2 milhões de pessoas na área rural. Os investimentos são da ordem de R$ 18 bilhões, com criação de 245 mil empregos e instalação de mais de sete mil postes de concreto.

No Maranhão, os números da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), empresa responsável pela execução das obras do programa, demonstram que o Estado está entre os quatro que mais evoluíram na instalaão da rede elétrica. Pelo menos 1,5 milhão de pessoas beneficiadas, 2.043 escolas, 3.314 quilombolas e 15.505 assentamentos.


Universalização

Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o objetivo é levar o programa de universalização do acesso à energia elétrica às pessoas atendidas pelo “Plano Brasil Sem Miséria” e àquelas que moram em áreas cujo atendimento resulte em elevado impacto tarifário.

“A escuridão não é apenas desconforto, é também uma exclusão. Por isso, o Luz Para Todos é o maior programa social do mundo e deverá servir de modelo para outros países”, ressaltou Lobão. Ele revelou que a Organização das Nações Unidas (ONU) espera aplicar a ação nos países que, ainda, precisam promover a universalização da energia.

Para o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) e prefeito de Itapecuru-Mirim, Júnior Marreca, a eletrificação rural leva o desenvolvimento, gera emprego e garante qualidade de vida para todos. “Espero que todos os prefeitos façam a sua parte e continuem contribuindo, construindo estradas, pontes e acessos para que o programa atenda as comunidades”, destacou.

Júnior Marreca afirmou que Itapecuru-Mirim já possui 95% dos lares atendidos. “Agora, falta pouco para que todos sejam beneficiados com luz. As demandas de regiões maranhenses deverão ser atendidas até 2013”, declarou.


Etapa

O Programa Luz para Todos ganhou segunda etapa até 2014, por meio do Decreto Presidencial nº 7.520 de 2011. Serão atendidos assentamentos rurais, comunidades indígenas, quilombolas, comunidades extrativistas, escolas, postos de saúde e poços de água comunitários que, ainda, não foram beneficiados pelo programa, lançado em 2003.

Presentes à solenidade o vice-governador Washington Luiz Oliveira; senador Clóvis Fecury; presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo; presidente do Tribunal de Justiça, Jamil Gedeon; secretários de Estado, como o de Minas e Energia, Ricardo Guterres, e o de Programas Especiais do Governo, João Alberto de Sousa; diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobras), Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e Cemar, entre outras autoridades.

Roseana transmite governo para o vice Washington Oliveira

Em uma cerimônia simples, no Gabinete do Palácio dos Leões, a governadora Roseana Sarney transmitiu, nesta quinta-feira (27), o cargo ao vice-governador Washington Luiz Oliveira, que ficará à frente do Poder Executivo do Maranhão durante 10 dias, período em que a chefe do Executivo tratará de assuntos pessoais.

Governadora e Vice com secretários durante transmissão de cargo.

“Vou descansar um pouco, viajar, para recuperar minhas forças, porque em 2012 teremos um ano intenso com o aniversário dos 400 anos de São Luís, e voltar a trabalhar como sempre faço. Vou tranquila, pois o Washington tem muita experiência e tem toda nossa confiança”, afirmou Roseana Sarney, após a transmissão do cargo.

Presenciaram a transmissão de cargo os secretários Luís Fernando Silva (Casa Civil), João Alberto de Souza (Programas Especiais), Hildo Rocha (Assuntos Políticos) e Sérgio Macedo (Comunicação Social).

O governador em exercício, Washington Oliveira, disse que dará prosseguimento às ações já determinadas pela governadora Roseana. “Fazemos um governo compartilhado, sempre a representando em atividades e em cerimônias. Temos, portanto, bastante afinidade”, destacou.

Ele ressaltou que o Partido dos Trabalhadores (PT), em mais de 30 anos de história no estado, chega oficialmente pela primeira vez ao comando do Poder Executivo. “É um momento histórico”, ressaltou.

Na análise do secretário de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, a transmissão do cargo sinaliza o bom entrosamento entre a governadora Roseana Sarney e o vice Washington Oliveira, além de confiança mútua que há entre as duas lideranças políticas no Maranhão.

“O PT é comprometido com os mesmos objetivos e com os ideais do governo. O que demonstra que não existem divisões. O que há é uma união forte e sólida entre o PMDB e o PT. E torcemos para que esta união perdure por muito tempo”, declarou Hildo Rocha.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Presidente do TSE diz que Lei da Ficha Limpa será aplicada com rigor em 2012

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, assegurou que a Justiça Eleitoral será mais rígida nas próximas eleições em relação à Lei da Ficha Limpa.
“Nós vamos atuar mais firmemente nas eleições municipais, porque no nosso entendimento a lei é constitucional e contribui para a moralização dos imagecostumes políticos.” O ministro disse que é a favor de que a medida seja estendida para os ocupantes dos cargos de confiança no Executivo.
Lewandowski considera a legislação eleitoral antiquada para combater a corrupção, mas avalia que o recadastramento de eleitores para o voto biométrico e a aplicação efetiva da Lei da Ficha Limpa contribuirão para impedir a candidatura de corruptos.
“A Legislação é um tanto quanto antiquada, precisa de consolidação e de uma atualização, mas é uma legislação satisfatória. Do ponto de vista de controle técnico, os TREs têm acordo com a Receita Federal, com o Tribunal de Contas da União para fazer cruzamento de dados e detectar caixa 2 e doações irregulares de campanha.”
O ministro defendeu a implantação do voto biométrico. “A expectativa é de que até 2018 todo o País vote pela biometria”, afirmou. Nas eleições de 2012, 10 milhões vão votar em urnas biométricas. O número em 2010 foi de 1,1 milhão de eleitores. Segundo ele, quando o País todo fizer o cadastramento biométrico, não haverá mais nenhuma possibilidade de fraude ou equivoco na identificação do eleitor.
Lewandowski elogiou o trabalho do TRE do Piauí, que cassou 50 prefeitos e realizou 19 eleições suplementares até agora. Há ainda outras três marcadas para novembro. “A avaliação é muito boa. Tivemos um grande número de prefeitos cassados, o que revela a firmeza da Justiça Eleitoral, como também do Ministério Público e da população, atenta para as irregularidades.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Momentos finais para filiação para as eleições 2012.

O Partido da Republica-PR tendo a frente o Dep.Federal Davi Alves Jr e o Partido Social Cristão-PSC,com o Dep.Estadual Léo Cunha, desde segunda-feira movimentam a politica partidária da região Tocantina.Além de reforçarem seus partidos com a filiação de  pre-candidatos a vereador e a Prefeito.Onde estão se filiando nestes partidos profissionais liberais, da Imprensa, ex-vereadores e diversas lideranças comunitárias. Os parlamentares Imperatrizense recebem em média 30 novos pedidos de filiação em Imperatriz e Região, com isso fortalecem suas bases eleitorais e devem lançar varios pre-candidatos a prefeito no sul do Maranhão, entre eles é esperado o anuncio do pre-candidato a Prefeito de Imperatriz,  empresário Ribamar Cunha Filho,administrador de empresas, diretor da ACII e do sindicato rural de Imperatriz.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Greve dos bancários é a maior dos últimos 20 anos, diz Contraf

Paralisação afetou 8.556 agências nesta quarta, 42,62% do total do país.
Contraf diz que enviou carta à Fenaban na véspera, mas não teve retorno.

A greve nacional dos bancários, que teve início no dia 27 de setembro, chegou a 8.556 agências de bancos públicos e privados nesta quarta-feira (5), de acordo com balanço da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). O número corresponde a 42,62% do total de estabelecimentos existentes no país.

Segundo a confederação, esta é a greve mais forte dos últimos 20 anos, superando o pico da paralisação de 2010, quando os trabalhadores fecharam 8.278 unidades em todo país.

Em nota, o presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro, diz que “a força da greve é fruto da insatisfação cada vez maior dos bancários com o silêncio da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que se mantém intransigente e não retoma o processo de negociações”.

"Que os bancos não se enganem: a greve continuará crescendo ainda mais se eles teimarem em não dialogar e fazer uma proposta decente, que atenda às justas reivindicações dos bancários”, diz.

Segundo a Contraf-CUT, a entidade não recebeu até o momento resposta para carta enviada na terça-feira (4) à Fenaban. “Cobramos responsabilidade e coerência dos bancos, que prometem disposição para dar continuidade às negociações, mas não retomam o diálogo com as entidades sindicais. Enquanto eles não saírem da sua inércia, os bancários irão ampliar e fortalecer ainda mais a greve em todo país”, afirma Cordeiro.

Reivindicações

Os bancários entraram em greve por tempo indeterminado, após a quinta rodada de negociações com a Fenaban, ocorrida no dia 23. A proposta patronal contemplava reajuste de 8% sobre os salários, o que representa aumento real de 0,56%, segundo a Contraf. A reivindicação da categoria é de 12,8% de reajuste, sendo 5% de aumento real.

Os bancários pedem, ainda, valorização do piso, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais contratações, fim da rotatividade, melhoria do atendimento aos clientes, fim das metas abusivas e do assédio moral, mais segurança e igualdade de oportunidades

Nova Enquete....

Na próxima semana estaremos postando uma nova enquete do pré-candidatos a prefeito em São Francisco do Brejão às eleições 2012.

Vamos solicitar a autorização de todos os que tem interesse, e logo postaremos uma nova enquete. Conto com a visita de todos para darmos nossa opnião.

Até breve!!!!!!!!!!!

Ministério da Saúde vai ajudar a saúde de Imperatriz

            Em audiência, hoje (04), no Ministério da Saúde, o deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA), o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e o presidente da Câmara de Vereadores, Hamilton Miranda, conseguiram garantir a análise técnica para aumentar o teto do repasse de recursos da MAC (Média e Alta Complexidade) para Imperatriz. “Depois de ser analisado tecnicamente pela equipe do Ministério e da Prefeitura é que saberemos quanto o Ministério vai poder ajudar Imperatriz. O que ficou acertado foi o repasse de R$ 3 milhões para o município”, anunciou o deputado Francisco Escórcio.
            As autoridades foram recebidas pelo assessor especial do ministro da Saúde, Edson Pereira, para analisar tecnicamente todas as questões levantadas pela Prefeitura e pela Câmara de Vereadores. Logo depois de concluído todo o estudo, o prefeito Madeira e o presidente da Câmara de Imperatriz, Hamilton Miranda, virão a Brasília para, juntamente com o deputado Escórcio, selarem acordo político para ajuda substancial ao município.
            Os mesmos saíram satisfeitos e otimistas da reunião. O deputado Chiquinho Escórcio chegou a dizer da sua amizade de longos tempos, quando era colega do ministro da Saúde, na Presidência da República, no governo Lula. Isso serviu para abrir as portas para o atendimento que tanto Imperatriz precisa.
            O retorno de Sebastião Madeira e de Hamilton Miranda a Brasília está previsto para acontecer o mais rápido possível, depois dessa análise técnica.

sábado, 1 de outubro de 2011

Eleições 2012 - PMDB

Aconteceu agora a pouco, uma reunião com a Executiva do PMDB e convidados para tratar de assuntos relevantes ao processo eleitoral 2012.
Foram anunciados alguns pretensos candidatos a vereador e, os presentes, receberam a notícia, vinda do próprio Franciscano que, o mesmo não será pretenso candidato a prefeito para a próxima eleição.
Em uma conversa longa com o grupo, Franciscano, agradeceu a todos que sempre estiveram juntos com ele desde 2000 acompanhando nas campanhas políticas e disse que, anunciava neste momento ao grupo que, não tem intenção de ser pretenso candidato a prefeito em 2012.
Disse ainda que, neste momento não tem como definir o rumo do Partido pios, somente o Partido pode tomar essa decisão. Mas, até o momento, tem um compromisso pessoal com o pré-candidato a prefeito pelo PT, Adão Carneiro.

Dessa forma, as eleições de 2012 para prefeito, devem tomar um novo rumo, já que, quem vinha dispontando nas pesquisas como o pré-candidato mais cotado para o cargo, sempre foi Franciscano.

O PMDB, não ficará de fora das próximas eleições, logo o Partido anunciará qual será sua posição, podendo aliar ou até mesmo, lançar um candidato a prefeito.


Aguardaremos agora para vermos qual será o desfecho dessa história.

Festejo em honra a São Francisco de Assis

"A vida, a família e o amanhã, dependem de nós hoje!"

Inicia hoje, 01 de outubro, a programação cultural  do grande "XXVIII Festejo em honra a São Francisco de Assis" organizado pela Paróquia São Francisco de Assis de São Franciso do Brejão.

A programação iniciou dia 25/09 com missas e novenas e vai até o dia 04 de outubro com a realização do
4° Bingão Católico de Brejão.

O Bingão contará a seguinte premiação: 1ª batida: Um celular; 2ª batida: Uma bike; 3ª batida: Um bezerro; 4ª batida: Um notbook e a 5ª batida: Uma moto 150 0 Km.

Os leilões acontecerão nos dias: 01 - sábado, 02 - domingo e 04 - terça-feira.

Participe!

A festa é sua...