sábado, 30 de abril de 2011

recado para orkut

Imagens de Dia do Trabalho?

História do "Dia do Trabalho" no Brasil


Até o início da Era Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituísse um grupo político muito forte, dado a pouca industrialização do país. Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.

Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. Atualmente, esta característica foi assimilada até mesmo pelo movimento sindical: tradicionalmente a Força Sindical (uma organização que congrega sindicatos de diversas áreas, ligada a partidos como o PDT) realiza grandes shows com nomes da música popular e sorteios de casa própria. Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho. Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano. No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.

Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 01 de maio de 1943.

Dia do Trabalhador - Mensagem Júnior Soares

Oração do Trabalhador

Jesus, divino trabalhador e amigo dos trabalhadores volvei Vosso olhar benigno para o mundo do trabalho. Nós Vos apresentamos as necessidades dos que trabalham intelectual, moral ou materialmente. Bem sabeis como são duros os nossos dias cheios de canseira, sofrimento e insídia. Vede as nossas penas físicas, morais e repeti aquele brado de Vosso coraçã: "Tenho dó deste povo". Dai-nos a sabedoria, a virtude e o amor que Vos alentou nas Vossas laboriosas jornadas, inspirai-nos pensamentos de fé, de paz e moderação, de economia, a fim de procurarmos, com o pão de cada dia, os bens espirituais, para transformarmos a face da terra, completando assim a obra da criação que Vós iniciastes. E que Vossa luz nos ilumine a nós na busca de melhores leis sociais e ilumine os legisladores a estabelecer uma sociedade de justiça e amor.

Amém

Parabéns a todos os trabalhadores, em especial, aos trabalhadores de São Francisco do Brejão.

Seu amigo...

Júnior Soares

Dia do Trabalhador - Mensagem Franciscano

Tem dias que a gente acorda, cheio de energia, e 24 horas parecem insuficientes para executarmos todas as nossas metas;
Em outros momentos, reduzimos o rítmo e o desânimo toma conta;
Mas, há aqueles dias em que sentimos que tudo vale à pena, e que não estamos aqui por acaso;
Temos uma missão, pessoal e profissional, que nos motiva a enfrentar os desafios e pensar: ESTOU FAZENDO O MELHOR!
Trabalhadores, amanhã, 1º de maio, é o Dia do Trabalhador, e vocês, com certeza, são muito importantes para a construírmos um Brejão melhor.

Parabéns pelo seu dia!

Do Amigo de sempre,


Franciscano Soares

Dia do Trabalhador - Mensagem Dep. Léo Cunha

No espreguiçar do amanhecer,
A aurora abraça o sol,
Acordando homens e mulheres,
Para os exercícios no arrebol.
Todos correm para os campos da vida,
Na diversidade de suas diferenças.
Com mão no arado, pisam forte
Exultando suas crenças.
Valentes,
Erguem em seus braços,
Bandeiras ferramentas,
No quilate responsabilidade
No uso a função que alenta.
Seja caneta, bisturi,
enxada ou mesmo um liberal,
Não importa o instrumento,
Todos trabalham igual.
Dignificando o tempo,
Marcham ao encontro do promissor,
Prosperidade para o amanhã,
Recompensa do labor.
Abençoadas são as mãos do trabalhador.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Coomigasp inaugura delegacia em Marabá



A Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) inaugurou ontem (26), às 15h, a Delegacia Regional de Marabá, que tem à frente o delegado Neuton Paulino. Esta será a 15ª delegacia da cooperativa, incluindo, além do Pará, os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Distrito Federal. A delegacia de Marabá abrange 11 cidades e seis vilas.

A cerimônia contarou com a presença do presidente da Coomigasp, Gessé Simão, diretores, políticos, delegados de outras regionais, além de garimpeiros.

Dentre os objetivos de uma delegacia estão: otimizar o atendimento da cooperativa; prestar todos os serviços aos garimpeiro, exceto os de cartório (transferência de ações), pagamento de mensalidade e esclarecimentos de dúvidas. Para o presidente Gessé Simão, "as delegacias aproximam cada vez mais a cooperativa dos irmãos garimpeiros". Ele afirma que os "delegados são seus legítimos representantes nas cidades vinculadas às delegacias".

terça-feira, 26 de abril de 2011

Confirmado o show mais esperado do ano para Imperatriz


O cantor e compositor, Luan Santana (Foto), recebeu jornalistas da região Nordeste, para uma coletiva sobre o seu novo projeto, no Chevrolet Hall, em Olinda/PE. Durante a coletiva, Luan, confirmou que vai se apresentar no Maranhão no próximo mês de maio com um show inédito que promete sacudir a região Sul do estado.

O CD e DVD “Luan Santana ao vivo no Rio”, gravado em dezembro do ano passado em um show com mais de 15 mil pessoas já é considerado um dos mais ouvidos em todo o país.

"Nunca a música sertaneja foi tão forte e divulgada no Nordeste e no Rio de Janeiro, lugares onde existia certa resistência. Fico muito feliz em estar em rádios que não eram acostumadas a tocar cantores sertanejos", observou o cantor.

Verdadeiro sucesso de público e venda o jovem cantor de música sertaneja, possui um currículo bastante conceituado. Têm dois Discos de Platina pela ABPD, pelos álbuns “Luan Santana – Ao Vivo” em formato CD e DVD.

Cantor “Revelação 2010” e “Melhores do Ano”, pela Rede Globo, está entre os 26 artistas mais populares do mundo, disputando atenção, com ídolos internacionais como a cantora Britney Spears. É também um dos mais seguidos pelo twitter com mais de 1 milhão de seguidores e detentor de um dos cachês mais caros do país.

A turnê "Luan Santana Ao Vivo no Rio", teve inicio na região norte/nordeste pela capital Maceió/AL. No próximo dia 13 de maio será a vez do Maranhão. Em grande apresentação, o astro do sertanejo, leva sua megaprodução, para o município de Imperatriz, segundo maior do estado e promete sacudir a Região Tocantina. “Estou muito feliz em voltar ao Maranhão que sempre nos recebeu tão bem. Tenho certeza que faremos um grande show com a participação de todos os nossos fãs”. - disse o cantor.

Questionado sobre próximos trabalhos que inclua o nordeste, Luan Santana, completa, “o Maranhão é um excelente lugar para a realização de projetos futuros”.

Vereadores propõem audiência com a Coomigasp


Imperatriz – O vereador Francisco das Chagas Alves de Brito, o Chagão do PT, informou à reportagem que recebeu em seu gabinete um grupo de garimpeiros que demonstra descontentamento com a administração da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp). “Eles (garimpeiros) apresentaram diversos documentos, onde devemos analisá-los e tomar uma posição em defesa dessa classe”, conclamou.

Segundo ele, os garimpeiros denunciam a malversação de recursos na Coomigasp, entidade presidida por Gesse Simão. “Houve uma assinatura de compromisso entre a Colossus e a Coomigasp, onde a entidade recebe mensalmente a quantia de R$ 350 mil reais”, denuncia.

Chagão do PT diz ainda que a Cooperativa recebe somente de arrecadação R$ 1,8 milhão de reais dos garimpeiros. “Essas denuncias são consideradas gravíssimas, pois essas contas estão documentadas e serão analisadas”, disse.

Em Imperatriz, relata o vereador, a entidade dispõe de 60% dos associados da Coomigasp,(fazem parte desse percentual, garimpeiros aqui de São Francisco do Brejão) onde defendeu a realização de uma audiência pública com a participação da diretoria da Coomigasp. “Temos que esclarecer à sociedade o que de fato está acontecendo na Coomigasp”, propõe.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Imperatriz, Alberto Sousa (PP), defendeu também que sejam convocados os diretores da Coomigasp e da Colossus para que os fatos sejam esclarecidos à comunidade garimpeira. “Qual garimpeiro de Imperatriz foi beneficiado pela Coomigasp até agora?”, questionou.

Alberto Sousa diz que o objetivo da audiência pública será para esclarecer o que realmente existe de obscuro na “caixa preta” da Coomigasp, pois o volume de recursos gerenciado é muito alto, mas falta uma prestação de contas a categoria dos garimpeiros. “Imperatriz tem um percentual muito grande de garimpeiros que há décadas debate esse assunto, pois o que estamos vendo é que estão brincando com o sonho das pessoas”, concluiu.

Eleições 2012 - II


E aqui vamos com mais um episódio do seriado “Eleições 2012”. Navegando pela rede, não é difícil encontrar matérias que falem da provável candidatura de Franciscano a prefeito de Imperatriz. Diariamente, encontramos notícias em blogs e sites de jornais regionais. Inclusive aqui em nosso “Blog” já abordamos esse assunto.
Existe a intenção? Segundo alguns blogges sim, segundo o próprio Franciscano seu nome está em apreciação como outros. Sai candidato a prefeito de Imperatriz se tiver o apoio do povo e do partido.
Enquanto isso aqui em Brejão, muitos indagam como será a próxima campanha para prefeito, se Franciscano será candidato em Imperatriz ou em Brejão. E se, ele saindo candidato em Imperatriz quem será o seu indicado aqui.
A única certeza que temos é que, falta pouco mais de um ano para começar a etapa final dessa corrida pelo executivo municipal. Quem está na frente nesse momento, também não sabemos responder. Mas, são muitos os corredores que estão na pista disputando o primeiro lugar. Alguns ficarão pelo caminho até o prazo para o registro de candidaturas que deve ser no inicio de julho/2012. Outros irão até a linha de chegada em 03/10/12, o vencedor dessa corrida não tem como prever nesse momento.
Estamos em contato com alguns dos prováveis candidatos para em breve colocarmos uma enquete nesse blog para que você possa votar em quem será o prefeito no próximo pleito. Assim, nós eleitores, poderemos mostrar aos pretensos candidatos como está a opinião pública a respeito de seus nomes.
Fique acessando o “Brejão em Notícias” que logo teremos uma enquete para ser votada.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

AL encaminha indicações de Léo Cunha ao Governo do Estado

A Assembléia Legislativa encaminhou ao Governo do Estado vários pedidos do Deputado Léo Cunha (PSC). As indicações do parlamentar atendem as áreas de esporte e infraestrutura e contemplam os municípios de Senador La Roque, Imperatriz, Buriticupu, Amarante e Sitio Novo.
Na área de esporte o Deputado solicitou a construção de uma quadra poliesportiva no povoado de Camuru, na cidade de Senador La Roque; e de outra em Coquelândia, povoado de Imperatriz. Segundo Léo Cunha, além de incentivar a prática do esporte nessas localidades, essas obras serão importante para o desenvolvimento social, pois o espaço servirá também para promover o lazer em geral entre os moradores desses povoados.
Preocupado com o conforto e a segurança de passageiros, o parlamentar pediu que o Governo viabilize com urgência a construção de um terminal rodoviário na cidade de Buriticupu. Na solicitação ele ressalta que a cidade já possui pelo menos 51mil habitantes, e ainda não dispõe de local apropriado para o embarque e desembarque.
Ainda para Buriticupu Léo Cunha solicitou a construção de um matadouro público. A intenção, segundo a justificativa dele é impedir a população de consumir carne de procedência duvidosa. Atualmente a carne comercializada na cidade não atende as determinações da Vigilância Sanitária, expondo os consumidores a risco de contraírem várias doenças, como tuberculose, brucelose, salmonelose e raiva.
Com o objetivo de facilitar o tráfego e o escoamento da produção agrícola, o parlamentar também encaminhou pedido ao Secretário de Infraestrutura, Max Barros, para que ele determine o imediato asfaltamento do trecho rodoviário que serve de ligação entre os municípios de Amarante a Sitio Novo, na MA-275. O mesmo pedido já havia sido encaminhado anteriormente pelo no ano de 2008, quando Jackson Lago, era governador do Estado.

Região Tocantina pode ser beneficiada com solicitações feitas por Léo Cunha


Nesta semana o deputado Léo Cunha (PSC) apresentou na Assembléia Legislativa indicações que visam levar benefícios a municípios de Porto Franco e Imperatriz, ambos localizados na Região Tocantina.
Para a cidade de Porto Franco, o parlamentar solicitou à governadora Roseana Sarney que seja construído um terminal rodoviário, pois segundo ele, o município possui uma população de quase 22 mil pessoas e até hoje não conta com um local apropriado à recepção dos passageiros.
Léo justificou ainda que a construção da rodoviária em Porto Franco, além de dar mais conforto aos usuários, irá proporcionar mais segurança e acessibilidade no embarque e desembarque dos passageiros.
Ainda na área de infra-estrutura, o Deputado solicitou a perfuração de um poço artesiano com a intenção de atender ás necessidades da população do povoado de Olho d’Água, no município de Imperatriz.
O deputado informou, no pedido, que o poço irá melhorar a qualidade de vida de pelo menos 1.500 pessoas que residem naquele povoado e que atualmente estão expostas a risco de contaminação por utilizarem água não tratada.
Outro pedido feito por Léo Cunha contempla a sede do município de Imperatriz com a construção do Mercado do Peixe. O parlamentar justificou que o mercado será importante para a cidade, pois dará melhores condições para a comercialização dos pescados e mais qualidade de vida aos consumidores, pois disponibilizará local apropriado para o armazenamento

Eleições 2012


As vésperas de maio/2011, pouco mais de um ano antecedem as Eleições 2012. As rodas de conversas entre amigos o assunto já é Eleições. Os políticos já estão se articulando por todos os lados. Uns correndo atrás de coligações antecipadas, pra segurar os aliados enquanto corre atrás do eleitorado. Outros procurando nomes fortes para tentar trazerem para seus respectivos partidos políticos, e outros, simplesmente correndo atrás de quem faz a diferença nas urnas: o eleitor.
As previsões anunciam que provavelmente será uma disputa entre muitos para o cargo de prefeito. Falam por ai em A, B, C, D... e por ai vai. Agora imaginem quantos pretensos candidatos já existem para o Legislativo Municipal?!
A Situação (PV) deverá indicar um nome para disputar o próximo pleito. O PT desde que encerraram-se as eleições 2008, continuaram trabalhando o nome para disputar em 2012. O PMDB por outro lado, não apresentou até o momento nenhum nome para disputar as novas eleições e corre pela cidade que já estão articulando uma junção com o PT, não sabemos a que pé está esse assunto. O PSDB é o mais audacioso até o momento, falam por aí que existe mais de um pretenso candidato a prefeito pelo partido. E não sei se você sabe carro leitor, mas, existe outro partido que já fala em lançar um candidato a prefeito também.
Enquanto isso, nós, eleitores, ficamos nos bastidores da política, analisando as situações, vendo os nomes ora apresentados, e começando a fazer nossa análise de quem será o melhor nome para nos representar nesse próximo pleito.
Acreditem, muitos nomes novos irão fazer parte desse processo. Muito sangue novo disputando uma das nove vagas na Câmara Municipal.
Já começaram a circular pela cidade as pesquisas para a próxima eleição. Não vimos ainda nenhum resultado, mas, tenho certeza que mais cedo ou mais tarde, haverá resultados sendo divulgados nos bastidores políticos.

domingo, 24 de abril de 2011

Stênio sofre acidente automobilístico


O Blog "Só falo a verdade", divulgou que o cantor imperatrizense, Stênio, sofreu um grave acidente na noite deste sábado, 23 de abril.

Stênio trafegava na BR 010, próximo ao Motel Stillus, quando foi desviar de uma carroça, que vinha em sentido contrário, perdeu o controle da sua Pajero e capotou várias vezes. Felizmente nada de mais grave aconteceu com o cantor, a não ser pequenas escoriações. Segundo o "Blog", o segurança de Stênio levou a pior, já que ficou preso nas ferragens do carro. O segurança foi levado para o Socorrão, onde iria ficar em observação.

Deixamos aqui a nossa torcida para que Stênio possa se recuperar rapidamente.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Léo Cunha pede ida de técnicos da Sagrima ao município de Buritirana

O deputado Léo Cunha (PSC) solicitou, na Assembléia Legislativa, a imediata ida de técnicos da Secretaria de Estado da agricultura (Sagrima), ao município de Buritirana. O objetivo da viagem, segundo o deputado, é investigar a infestação de “pragas” nas lavouras do município, que vem prejudicando a produção agrícola da região.
Os produtores rurais relataram ao deputado que uma praga, até então desconhecida, atacou as plantações de milho e arroz, fenômeno que, segundo eles, está se espalhando também para os pastos, matando o capim das fazendas produtoras de leite e carne da região.
Preocupado com a situação, Léo Cunha solicitou que o secretário Cláudio Azevedo (Agricultura) envie os técnicos a fim a coletarem amostras do solo para realizarem estudos que apontem uma solução para o problema.
O deputado justificou no seu pedido que a produção agrícola é uma das principais fontes de renda da população de Buritirana, por isso o problema tem significado grandes prejuízos à economia local, pois tem impedido a comercialização dos produtos e em conseqüência disso, que os produtores cumpram seus compromissos financeiros com as entidades bancárias.
A indicação com o pedido do deputado Léo Cunha já foi publicada no Diário Oficial da AL e, portanto, encaminhada ao secretário Cláudio Azevedo para que tome imediatas providências na solução do problema.

domingo, 17 de abril de 2011

Deputado Léo Cunha denuncia morte de peixes em Estreito


O Deputado Léo Cunha (PSC) fez uma grave denúncia na sessão dessa quarta-feira, 14, na Tribuna da Assembléia Legislativa. O parlamentar informou que milhares de peixes estão morrendo na barragem da Hidrelétrica de Estreito e assegurou que a Comissão de Meio Ambiente, presidida por ele, investigará o fato.

Léo Cunha contou que esteve no município de Estreito na última segunda-feira (11), quando conversou com representantes da União das Aldeias Apinajés (PEMPXÁ) e da Associação dos Pescadores de Estreito, que lhe informaram sobre a mortalidade dos peixes. Segundo o parlamentar, a PEMXÁ, inclusive, já encaminhou denúncia ao Ministério Público Federal pedindo que o órgão tome providências.

O Deputado pediu o apoio da Casa e disse que se reunirá com os demais membros da Comissão do Meio Ambiente da Casa para juntos definirem uma data para irem a Estreito. A intenção é fazer reunião com representantes do Consórcio Estreito Energia (CESTE), autoridades políticas dos municípios afetados pelos impactos ambientais da hidrelétrica, pescadores e representantes da comunidade em geral para discutirem o assunto e cobrarem do Consórcio uma explicação para a morte dos peixes na barragem.

Além de Léo Cunha, o deputado Alexandre Almeida (PTdoB) também chamou atenção para o fato e pediu que a Casa “se posicione sobre a situação”.

Léo Cunha estendeu o convite de apoio especialmente aos deputados que representam a região tocantina na Assembléia. “Nós que representamos aqui nesta casa o interesse daquela região temos muito mais responsabilidade em resolver essa questão e daremos uma satisfação para a sociedade acerca desse crime”, assegurou.

Fonte: Jornal o progresso de Imperatriz

terça-feira, 12 de abril de 2011

Franciscano: Pretenso Candidato a Prefeito em Imperatriz ou em Brejão?


O Jornal Progresso dessa terça-feira, 12 de abril, traz uma homenagem ao pecuarista Franciscano na Coluna do Lima Rodrigues. Depois de contar a história de vida desse grande homem de negócios nas diversas fases de sua vida, o colunista inicia uma entrevista. Transcreveremos alguns trechos da entrevista para tentarmos responder essa pergunta que não cala nos bastidores políticos de Brejão.

ENTREVISTA
Franciscano disse que sempre gostou de política e de ajudar os companheiros políticos.

Então, o senhor é candidato mesmo a prefeito de Imperatriz?
Olha, apenas coloquei meu nome à disposição do meu partido, o PMDB. Claro e evidente, depois da aprovação do partido nós vamos saber a opinião popular e se essa opinião popular nos credencia a entrar para uma disputa com chance de disputar de igual pra igual, nós vamos entrar. Só assim eu entrarei. Eu não entro só para brincar. Se tudo acontecer como estamos planejando, como se pensa e se espera, nós estamos aí com uma proposta nova para Imperatriz.

O senhor recebeu um convite da governadora Roseana Sarney para ser candidato a prefeito de Imperatriz?
Não. Não recebi. Eu entendo que diante da amizade que tenho com todos do grupo, poderei ser candidato, mas não sei até que ponto isso se confirmará. Eu só saio candidato se for com o apoio do PMDB. A governadora é do PMDB. O partido tem dois senadores e vários deputados e só saio candidato se houver sintonia com o entendimento do partido, ao qual sou filiado há 15 anos.


Depois de ter conhecimento do conteúdo da entrevista, procuramos Franciscano para esclarecermos alguns comentários que rolam nas rodas de conversas dos últimos dias aqui em Brejão. Então continuamos com a entrevista, dessa vez, falando da situação São Francisco do Brejão.

É verdade que o senhor já transferiu o seu domicílio eleitoral para Imperatriz?
Não. Não transferi, mesmo porque se preciso for tenho até setembro para tomar essa decisão.

Diante dos fatos, está descartada a sua candidatura a prefeito em Brejão?
Tudo depende da população. Assim como na primeira vez, além do meu partido dizer que queria Franciscano para prefeito de Brejão o povo disse que era essa a sua vontade e comprovou nas urnas no dia da eleição, agora acontece o mesmo. Continuo filiado ao PMDB de Brejão e com o meu título eleitoral aqui de Brejão. Se a população quer Franciscano como candidato a prefeito, nós mais uma vez estaremos aqui. Em Imperatriz estamos colocando nosso nome em apreciação, do partido e da população, não temos nenhuma confirmação de que seremos candidato. Mas, serei bem honesto com todos os que sempre depositaram total confiança em mim, se, acontecer de eu ser candidato em Imperatriz, eu só confirmarei após pronunciar-me publicamente à população de São Francisco do Brejão, e, somente após ter essa conversa franca com todos os que sempre estiveram comigo, farei a transferência de meu domicílio eleitoral.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Concentração de ouro em Serra Pelada é excepcional

A mina de Nova Serra Pelada deverá iniciar as operações em meados do ano que vem. Numa área de cem hectares foram prospectadas no subsolo jazidas com cerca de 50 toneladas de minérios, entre ouro, paládio e platina. As prospecções foram realizadas durante 24 meses de estudos pela Colossus, uma Junior company cujas operações são financiadas por investidores da Bolsa de Valores de Toronto, no Canadá.

A operação da mina, porém, atualmente em fase de implantação, ficará a cargo de outra empresa, a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM), uma joint venture formada pela Colossus Mineração e a Coomigasp, a cooperativa de garimpeiros de Serra Pelada. Na fase de operação, a mina de Serra Pelada vai gerar perto de 500 empregos diretos.

A concentração de ouro em Serra Pelada é considerada excepcional, na avaliação dos geólogos que conduziram as pesquisas a serviço da mineradora Colossus. Eles identificaram nas jazidas concentrações de ouro que podem variar de 7,5 a 20 gramas por tonelada de minério bruto. Para efeito comparativo, pode ser citada a mina de ouro em Paracatu, Minas Gerais, que apresenta uma média de 0,45 grama de ouro por tonelada. A concentração de ouro em Serra Pelada chega a superar em 45 vezes a média da mina de Paracatu.

A mineradora que vai explorar a jazida de Serra Pelada pretende expandir suas atividades a outras áreas com potencial aurífero, no próprio município de Curionópolis e também em outros antigos garimpos do sul e sudeste do Pará. Em recente visita a Belém, o geólogo Darci Henrique Lindenmayer, diretor da Colossus Mineração, informou que a empresa já está negociando uma parceria com a direção da cooperativa dos garimpeiros da Cotia, garimpo 25 km ao sul de Serra Pelada.

A empresa já assinou também, com a Vale, um termo de opção sobre uma área de 700 hectares contígua a Serra Pelada. Nessa área, os pesquisadores da Colossus confirmaram a existência, no subsolo, de prolongamentos das jazidas de ouro, platina e paládio. Com esse termo de opção, a empresa poderá, futuramente, decidir pela prospecção geológica e exploração mineral, ampliando consideravelmente suas atividades na região.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Assembleia presta homenagem à mãe de deputado Léo Cunha

Agência Assembleia
O deputado Rigo Teles (PV) apresentou, na manhã desta quinta-feira, 6, requerimento encaminhando mensagem de pesar ao deputado Léo Cunha (PSC) e família pelo falecimento de sua mãe, Maria Aldenice de Sousa Cunha, ocorrido na manhã da última terça, 5, em Imperatriz.

Dona Didi, como era conhecida, era esposa do empresário José Ribamar Cunha, e mãe de sete filhos, entre eles Léo Cunha. A Assembleia Legislativa também prestou homenagem à memória de Dona Didi; atendendo a um pedido de Rigo Teles, o plenário fez um minuto de silêncio.

“Ao longo dos seus 67 anos, a senhora Maria Aldenice Sousa Cunha deixa uma eterna lembrança aos seus familiares, amigos e admiradores, pelo exemplo de vida e dignidade”, declarou Rigo Teles, destacando que teve a oportunidade de conhecer Dona Didi.

“Ela era realmente muito querida, tenho certeza que deixou um legado”, acrescentou.

Léo Cunha pede construção de novo Cais em Imperatriz

Existente há mais de 20 anos, o Cais do Porto da cidade de Imperatriz, encontra-se totalmente destruído, pondo em risco a vida da população que depende da pesca e do transporte através do Rio Tocantins. Observando essa situação, o deputado Léo Cunha (PSC), fez o pedido, através de indicação, à governadora Roseana Sarney, para que um novo cais seja construído na cidade.

O pedido do deputado foi publicado no diário oficial da Assembleia Legislativa, dia 5 de abril, quando o presidente da Casa Arnaldo Melo (PMDB) determinou que fosse encaminhado imediatamente à governadora.

Léo Cunha fez questão de frisar que esse mesmo perdido já havia sido feito por ele em 2008: “insisto nesse pedido por entender da grande importância dessa obra para nossa população,” explicou.

Segundo o parlamentar, a execução da obra trará melhorias na qualidade de vida da população, além de promover o desenvolvimento social da cidade.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Morre, em Imperatriz, a Mãe do Deputado Léo Cunha

Faleceu por volta das 10:00hs da manhã desta terça-feira, 05, na cidade de Imperatriz, aos 67 anos, a senhora Maria Aldenice de Sousa Cunha, mãe do deputado estadual Léo Cunha (PSC). Aldenice estava internada no Hospital São Rafael, onde estava tratando um câncer.
Muito abalado com a notícia, o deputado Léo Cunha, que estava em São Luis, viajou para Imperatriz onde o corpo será velado no dia de hoje. Além de Léo Cunha, dona Didi, como era conhecida, deixa outros seis filhos.
Segundo informações da família do deputado, o corpo de “Dona Didi” será velado a partir das 16:00hs no Salão da Igreja São Francisco, Praça Brasil- no centro de Imperatriz, e o enterro deverá acontecer na manhã desta quarta feira, 06.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Morre o ex-governador do Maranhão Jackson Lago

.
O ex-governador do Maranhão, Jackson Kepler Lago (PDT), morreu nesta segunda-feira, por volta das 18h30, no Hospital do Coração, em São Paulo (SP), por falência múltima de órgãos.

Dia 30 último, Lago havia sido internado para tratamento clínico de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) após quimioterapia, mas não resistiu. Lago deixa a mulher e três filhos.

Em virtude da morte do ex-governador, o Prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB); a Governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), e o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Arnaldo Melo, decretaram luto oficial de três dias (PMDB).

Apesar da disponibilização tanto da sede do Governo do Maranhão - o Palácio dos Leões - quanto da Assembléia Legislativa, Lago será velado na sede do PDT, no centro de São Luís. Esse foi um dos últimos pedidos do ex-governador aos seus familiares.

Natural de Pedreiras, cidade do interior do Maranhão onde também nasceu o poeta João do Vale, Lago era considerado o principal nome da oposição ao grupo Sarney no Maranhão. Médico de formação, Lago começou sua carreira política ainda na década de 1960, mas seu primeiro cargo executivo foi o de prefeito de São Luís, em 1989. Sua posição anti-Sarney ainda lhe valeu mais dois mandatos como prefeito da capital maranhense: entre 1997 e 2000 e entre 2001 e 2002. Também foi graças a Lago que Conceição Andrade, então no PDT, foi eleita em 1992 como sucessora do pedetista.

Lago disputou o governo do Estado três vezes em 2002, 2006 e 2010. Em 2006, graças a uma coalizão de forças da oposição, conseguiu derrotar a atual Governadora do Estado, Roseana Sarney (PMDB), na primeira vez que um Sarney foi derrotado nas urnas por um nome da oposição em 40 anos. Apesar de ter conquistado o Governo do Estado, Lago foi cassado em abril de 2009 acusado de ter sido beneficiado de crime eleitoral praticado por um dos seus parceiros na união de forças que o levou ao poder em 2007: José Reinaldo Tavares (PSB).

Apesar de ser considerado um político ligado às classes sociais, seus três anos de mandato foram marcados por vários protestos de servidores públicos. Logo nos primeiros meses de governo, os professores pararam durante quase 90 dias. Os policiais civis também realizaram cinco greves em menos de um ano de governo. Lago também enfrentou greves dos técnicos administrativos e de agentes penitenciários. O mandato do pedetista também foi marcado por várias denúncias de corrupção em algumas secretarias.

Do outro lado, Lago implementou um grande projeto de investimentos no setor de educação e de reforma de estradas como a MA-106, de acesso à cidade de Pinheiro, município natal do seu maior inimigo político: o presidente do Senado, José Sarney (PMDB). Em seus três anos de governo, Lago também instalou um hospital de emergência na região central do Estado, em Presidente Dutra, apesar de ter prometido em campanha que construiria quatro hospitais similares.

Nas eleições de 2010, Lago teve um desempenho fraco e ficou apenas na terceira colocação na disputa, perdendo espaço para Flávio Dino (PC do B), então em sua primeira eleição ao governo do Estado. Na ocasião, Lago afirmou que foi prejudicado pela incerteza de sua candidatura. Como fora cassado em 2009, o Ministério Público Eleitoral enquadrou Lago na lei da “Ficha Limpa”, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a sua candidatura ao governo do Estado três dias antes da eleição.

Repercussão

Apesar das desavenças, José Sarney divulgou nota nesta segunda-feira dizendo que estava comovido com a morte de Jackson Lago e disse que esse foi um momento de grande perda da classe política do Maranhão.

A morte é um fenômeno transcendental que encerra todas as vicissitudes da vida. É com grande comoção que lamento o falecimento do governador Jackson Lago, figura expressiva que dominou a política maranhense durante quase meio século”, declarou Sarney.

Ele ainda complementou. “É com respeito que proclamo o seu caráter, a coerência na defesa de suas idéias e o idealismo com que exerceu os vários cargos que ocupou na vida pública. Ele deixa o exemplo de cidadão, de chefe de família, de homem público e o Maranhão tem a gratidão dos serviços que prestou à nossa terra”, disse.

A sua filha, Roseana Sarney, também divulgou uma nota afirmando que recebeu com “bastante pesar a notícia da morte do ex-governador”. “Destacado político, Jackson Lago prestou relevantes serviços ao Estado. Foi um homem de grande coerência quando lutou pelas suas ideias. Fomos adversários nas últimas eleições, mas nunca inimigos e por ele sempre tive um profundo respeito”, disse Roseana. “O Maranhão perdeu uma figura expressiva do seu mundo político que nos deixará um vazio”, complementou.

O presidente da Assembléia de São Luís, Arnaldo Melo, disse esse era um momento de grande perda para o Maranhão. “O Dr. Jackson foi um lutador pela saúde, um grande político, um grande homem público e um cidadão de bem”. O líder da oposição na Assembléia Legislativa, o deputado Marcelo Tavares (PSB), um dos parceiros de Lago quando ele foi eleito em 2006, disse que Lago é um exemplo de homem público.

“Recebemos com muita tristeza essa notícia. Jackson Lago, que foi injustiçado por uma decisão equivocada da Justiça, nos deixa. Mas fica o exemplo do grande homem público que ele foi”, declarou o deputado

domingo, 3 de abril de 2011

MA vai propor novo modelo do Saúde da Família ao Governo Federal

O Maranhão vai propor ao Ministério da Saúde um novo modelo do Programa Saúde da Família (PSF). A idéia foi discutida na manhã desta quinta-feira (31), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), durante reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Esta semana, o jornal O Globo mostrou que o Sistema Único de Saúde (SUS) é corrompido por informações falsas em seus cadastros, com médicos credenciados em até 17 unidades de saúde, mediante o “aluguel” de CPFs com o objetivo de burlar as regras do PSF. “Esta é uma prática inadmissível que acontece também em outros estados, inviabilizando a permanência do atual modelo. Por isso, formamos uma comissão com representantes do Estado e do Município para apresentar uma nova proposta de PSF no prazo de 15 dias”, informou o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad.

Em encontro com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário estadual falou da impossibilidade de manter médicos profissionais cadastrados no PSF por 40 horas semanais no interior maranhense. Murad propôs a flexibilização do programa, com médico cumprindo carga horária de 20 horas no PSF e 20 horas no hospital referência do município. “Nós não podemos mais pactuar um compromisso que não temos condições de cumprir. Temos que recomeçar com novas bases e, por isso, estamos tomando esta decisão de apresentar um modelo que seja eficiente e que possamos colocar em funcionamento”, ressaltou.

O secretário estadual também solicitou ao presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Abdon Murad, presente à reunião, apoio para combater fraudes no PSF do Maranhão. “É extremamente vergonhoso para a classe médica que procedimentos como estes ocorram em nosso estado. Vamos esperar que denúncias formais sejam encaminhadas para que possamos tomar as devidas providências”, declarou Abdon Murad.

Atenção Básica

Durante o encontro – que contou com a presença também do subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite; do secretário municipal de Saúde de São Luís, Gutemberg Araújo; do deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Antonio Pádua; do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e de secretários municipais – a SES mostrou uma radiografia dos problemas no atendimento em alguns postos de saúde da capital e das macro regionais de Imperatriz e Caxias.

A secretária-adjunta da Atenção Primária em Saúde, Cristina Loyola, mostrou fotos de unidades desativadas no interior do estado; materiais hospitalares jogados em lixões e de alguns postos de saúde funcionando sem equipamentos essenciais para atendimento de atenção básica.

Ricardo Murad lembrou que a atenção básica é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e precisa estar em pleno funcionamento em todas as regiões. “Estamos trazendo técnicos de Minas Gerais (MG) – que é hoje uma referência em atendimento de atenção primária – para implantar a regionalização dos serviços de saúde no estado”, informou.

Globo Repórter mostra o caos na área da saúde no Maranhão

Doentes do interior não param de chegar à capital; a situação piorou porque o governo do estado desativou para reformas, ao mesmo tempo, um hospital e duas policlínicas

O Globo Repórter de sex-ta-feira (1º) evidenciou o caos da Saúde Pública no Maranhão com a procissão de ambulâncias constante, trazendo centenas de doentes para os Socorrões I e II de São Luís por falta de estrutura dos municípios do Estado. O programa mostrou que o Governo estadual adquiriu um helicóptero [do Grupo Tático Aéreo – GTA] por cerca de R$ 15 milhões, um dos mais modernos do mundo, que pode fazer resgates, transportar policiais ou funcionar como uma unidade de emergência, mas, no entanto, em terra firme a situação é caótica.

“A saúde pública no Maranhão é um grande caos. A primeira escala, o atendimento básico, deveria ser assegurado logo no começo, mas ele não acontece na grande maioria dos municípios”, criticou João Maria Van Damme, do Conselho de Saúde de São Luís.

O padre belga, que há 20 anos batalha nas pastorais e conselhos de saúde maranhenses, fez o alerta à reportagem da rede Globo, denunciando que doentes do interior não param de chegar à capital em ambulâncias que vêm do interior do Estado. Segundo a reportagem, a situação fica ainda mais grave, porque um hospital e duas policlínicas do Estado [PAM (Pronto Atendimento Médico) Cidade Operária e PAM Diamante] entraram em reforma ao mesmo tempo em São Luís. O que já não era bom ficou pior para os Socorrões da capital que estão superlotados com a grande demanda.

“A gente fica entre a cruz e a espada. O que nós vamos fazer? Deixar esses pacientes nos corredores, deixar esses pacientes em macas ou devolver esses pacientes?”, questiona o secretário de Saúde de São Luís, Gutemberg Araújo.

“Hospital não é como hotel. Hotel na hora em que lotou você bota uma placa ‘lotado’. Hospital, não. Mesmo lotado, você tem que atender as pessoas”, lembrou o secretário municipal de Saúde, Gutemberg Araújo.

Socorrões acolhem pacientes do interior - Com a microcâmera, o Globo Repórter registrou cenas da superlotação dos hospitais de São Luís. As duas emergências, conhecidas como Socorrão 1 e Socorrão 2, operam com dificuldade para atender a demanda. Nos corredores lotados, a angústia de quem espera por cirurgias, por exames, por um leito. O Ministério da Saúde não paga por internações em macas e cadeiras.

Mas, segundo mostrou o Globo Repórter, o simples fato de estar dentro de um hospital já é motivo de algum alento. “Mesmo assim, do jeito que você está vendo, a gente deve agradecer muito, porque se você vai a outro hospital, tem gente que está em pé no soro”, disse uma senhora à reportagem.

“A maioria desse pessoal que ficou aqui é do interior do Estado. Eu acho esse hospital aqui (o Socorrão) uma mãe, porque ele acolhe todo mundo que vem”, comentou um rapaz ao Globo Repórter.

Em entrevista ao Jornal Pequeno, Gutemberg Araújo disse que os hospitais Socorrão I e II são estruturados e equipados com laboratório de análises clínicas, radiologia, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética, entre outros, e equipe médica em todas as especialidades.

Demanda excessiva - “O problema crucial, e que foi mostrado no programa Globo Repórter, é que a nossa capacidade de atendimento não comporta a demanda excessiva de pacientes do interior do Estado. A consequência é a superlotação que, obviamente, compromete a qualidade do serviço prestado. Apesar das dificuldades, nossa rede está de portas abertas. E o problema da saúde em São Luís e no Maranhão precisa de um esforço conjunto para ter solução”, afirmou Gutemberg.

Gutemberg explicou ainda que a explicação para tudo isso é o não funcionamento da atenção básica. Segundo ele, o próprio secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, admite que o sistema não funciona e, na semana passada, afirmou que o Estado vai propor um novo modelo de Programa Saúde da Família.

“A equação é simples: o problema da saúde no Estado cresce e vai desaguar nas unidades de urgência e emergências da capital. Essa realidade da urgência e emergência de São Luís é consequência desse problema e não a causa”, disse Gutemberg

Código Florestal: ruralistas defendem parecer de Aldo Rebelo

Previsto para ser apreciado nesta semana pela comissão que discute propostas para o novo Código Florestal, entidades e produtores continuam realizando encontros e reuniões com o propósito de apresentar as propostas apresentadas pelo deputado Aldo Rebelo, relator do projeto. Na sexta-feira, pecuaristas de Imperatriz reuniram jornalistas e blogueiros para apresentar o parecer e pedir apoio na divulgação.

"É importante que a sociedade conheça como um todo o parecer e o que estamos buscando conseguir. O setor produtivo regional precisa que seja aprovado o parecer do deputado Aldo Rebelo, que ainda não é o ideal, mas atenderá ao setor", enfatizou Francisco Santos Soares, que integra a comissão regional.

O Código Florestal atual é de 1965 e não é considerado uma boa legislação. Aliás, caso fosse exigido o cumprimento de sua redação original, possivelmente não haveria conflitos e a insegurança que se instaurou no campo atualmente. O código de 1965 iniciava a área de proteção dos rios em cinco metros, depois alterada para 30 metros. Da mesma forma, instituía a reserva legal apenas em áreas de florestas, estabelecendo 50% na Amazônia.

"Os problemas são as alterações promovidas em sua redação original, realizadas por meio de Medidas Provisórias e atos infralegais (como portarias e resoluções), que remetem à ilegalidade boa parte das atividades agropecuaristas do país", disse.

Propostas

Pelo parecer, as alterações no Código Florestal não ampliarão o desmatamento no país. Ao contrário, o relatório prevê uma moratória para o desmatamento de florestas por um período de 5 anos, quando não será permitido o corte raso de novas áreas de floresta nativa para abertura de novas áreas destinadas à agricultura e pecuária. Isso possibilitará que cada estado faça seu zoneamento econômico-ecológico e, assim, defina como, quando e onde quer crescer e onde quer proteger a natureza.

Ao contrário do que se imagina, a Moratória não anistiará crimes ambientais. O relatório adotou sistemática semelhante à prevista no decreto federal 7.029/90, prevendo a elaboração de Planos e Regularização Ambiental (PRA), de modo que seja discutido e definido quais as melhores formas de atender às exigências da legislação ambiental, especialmente no que se refere às áreas de preservação permanente, levando em consideração a realidade de cada região.

Nas áreas consolidadas até 22 de julho de 2008, as multas e demais sanções aplicadas em razão das condutas que acarretaram a consolidação da área ficarão suspensas até que o Plano de Regularização definia como deve ocorrer a regularização de tais atividades.

O parecer em discussão permite que os estados participem da produção de normas ambientais, desde que atendam aos princípios gerais definidos pela legislação federal e que suas decisões sejam pautadas em critérios técnicos que possam atender aos aspectos ambiental, social e econômico.

Quanto à dúvida que ainda persiste de que o novo Código deverá aumentar o desmatamento, o parecer é claro. Não deve aumentar em nada, seja porque está prevista moratória do desmatamento, seja porque as categorias e percentuais de reserva legal são as mesmas da legislação atual. O que o relatório prevê quanto ao ponto é um tratamento diferenciado para as pequenas propriedades, isentando-as de reserva legal. Porém, mesmo nesses casos, a definição do uso e ocupação do solo dependerão de estudos técnicos a serem desenvolvidos nos cinco anos de moratória.

Como será feita a formação coletiva de reserva dentro do mesmo Bioma, o relatório prevê que os estados, ao elaborarem os Planos de Regularização Ambiental, poderão redefinir as áreas de reserva legal em razão de suas peculiaridades regionais.

As mudanças beneficiam prioritariamente os pequenos produtores, que terão obrigatoriamente a preservação da APP, mas que serão dispensados de recompor a Reserva Legal para além daquilo que possua sua propriedade. O grande produtor será obrigado a manter a reserva legal, somada à APP, desde que esteja recuperada ou em processo de recuperação.

A exploração de encostas íngremes, topos de morro e matas ciliares para exploração ficará submetida a decisão do programa de regularização ambiental (PRA), definido como base em critérios técnicos e autorizadas mediante licenciamento do órgão ambiental estadual integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente.

Considerando que as atuais áreas desmatadas não são suficientes para a ampliação da produção agrícola, o relatório destaca que o poder público deve instituir medidas indutoras e linhas de financiamentos para a recuperação de áreas degradadas, justamente para diminuir a pressão pela abertura de novas áreas para atividades agrícolas.

Quanto ao plantio de arroz em áreas de várzeas, o relatório manteve a figura das áreas de preservação permanente, inclusive no que se refere às margens dos cursos d’água, por ser local importante para a proteção do meio ambiente.

"Estes são alguns dos tópicos do relatório que mostra claramente que não se quer nada para matar a natureza ou ampliar desmatamentos. Queremos, sim, uma decisão que venha a atender e agregar desenvolvimento sustentável", afirmou Franciscano.

Neste dia 5, estão previstas as presenças de mais de 14 mil produtores rurais de todo o país para a manifestação em prol da aprovação do parecer do deputado Aldo Rebelo.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Polícia Federal Poderá Fechar a ELETROMIL de Açailândia


Recebemos informação que , a pedido do promotor Francisco Teomário Serejo da Silva titular da Promotoria de Defesa do Consumidor da Comarca de Açailândia a Polícia Federal estaria investigando a ELETROMIL empresa que atua com o sistema de pirâmide disfarçada de Compra premiada, o que segundo o delegado Francisco Martins, da Polícia Federal de Mosssoró (RN), onde já foram fechadas várias lojas a pedido do Ministério Público, a pirâmide disfarçadas de consórcio é comparada ao ato de andar de bicicleta. Mas "Olha, quando alguém entra nesses 'consórcios' e é sorteado na primeira prestação, ele deixa de pagar, não é? Então, alguém terá que pagar aquele bem por ele. Assim, é como se fosse uma bicicleta. Enquanto ela estiver rodando, ou seja, eles tiverem conseguindo novos clientes, os prêmios vão sendo pagos. Mas chega o momento em que o mercado já está saturado, como ocorreu no Ceará, por exemplo, então eles não têm como pagar os outros veículos e acabam fugindo. Aí, a bicicleta parou", diz o delegado.

A população de Açailândia bem como a justiça o Ministério Público já estão com a barba de molho depois do que aconteceu com a Eletrofácil, que quando o Ministério Público tomou pé da conversa ela já tinha lesado milhares de pessoas.

Estivemos na sede provisória da Promotoria na manhã de hoje a fim de entrevistar o promotor Teomário Serejo, fomos informados que o mesmo não estava na cidade, e aproveitamos para colher as informações preliminares, sobre as fraudes da compra premiada em nossa cidade. Em epigrafe a ELETROMIL.

Matéria veicula no rei12.blogspot.com

ELETROMIL tenta conquistar clientes lesados pela ELETROFÁCIL. Consumidores poderão estar entrando em mais uma roubada.

Açailândia – Depois de serem roubados por um esquema de uma empresa de consórcios denominada Compra Premiada Eletrofácil, clientes agora estão sendo seduzidos por outro esquema de consórcio para venda de eletrodomésticos, motocicletas e outros bens. A nova empresa que já vem praticando o mesmo tipo de comércio há vários anos no município usa a marca de Eletromil e promete absorver até 50% do que já foi pago à empresa fraudulenta.

Esse mesmo esquema já é prática comum em quase todos os Estados do Nordeste. Em Açailândia, só depois de uma enormidade de famílias serem roubadas e terem ajuizadas diversas ações para recuperar o dinheiro perdido é que o Ministério Público resolveu se manifestar e proibiu a prática criminosa da empresa Eletrofácil.

O esquema de consórcio praticado pela Empresa Eletromil é idêntico ao da Eletrofácil e os clientes que porventura migrarem seus contratos na tentativa de diminuir os seus prejuízos, poderão estar entrando em uma “nova roubada” ao voltar a efetuar o pagamento de suas parcelas para essa nova empresa.


No Estado do Pará o Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) ajuizou ações contra três empresas por terem lesado cerca de 9 mil pessoas na região de Altamira por meio de fraudes desse mesmo esquema ilegal de consórcios praticados em Açailândia, para venda de eletrodomésticos e motocicletas. Nas ações, o MPF/PA pede que os empresários sejam obrigados a indenizar os consumidores lesados pelo sistema conhecido como 'compra premiada', que, segundo o MPF/PA, trata-se de consórcio fraudulento e sem autorização do Banco Central (Bacen).

Fonte: wiltom lima
matéria veiculada no http://negaodavila.blogspot.com